NotíciasFerragudo Vila com Futuro

Inauguração da exposição “MAIO VINHATEIRO”

Inauguração da exposição “MAIO VINHATEIRO”


Inaugura no próximo dia 13 de Maio, na Casa do Real Compromisso Marítimo de Ferragudo a exposição: “Maio Vinhateiro”

Esta exposição é organizada conjuntamente pela Junta de Freguesia de Ferragudo e pela casa do Real Compromisso Marítimo de Ferragudo, com o apoio da Câmara Municipal de Lagoa no âmbito do ano temático “A Nossa Gente a Nossa Identidade “, consistindo na divulgação do trabalho fotográfico que retrata as vindimas do nosso concelho no decorrer dos anos.

A exposição fotográfica da autoria do Srº José Benvindo dos Reis Santos possui 62 fotos, correspondendo cada uma delas a uma data e acção especifica da faina agrícola das vindimas.

O Vinho está associado, desde tempos imemoriais, à gastronomia portuguesa, envolvendo engenho agrícola, marcando os usos e costumes de um povo. Atendendo à ótima qualidade das massas vinárias, bem como às características específicas dos solos, não é de estranhar que Lagoa seja o coração da produção de vinho de grande qualidade na região.

Apesar de atualmente a Vila de Ferragudo não possuir quaisquer explorações agrícolas de vinho ou adegas, nos finais dos anos 50, possuía não só mais de uma dezena de tabernas onde se afogavam magoas dos marítimos, mas também algumas adegas onde se fazia e vendia vinho a granel.

No seguimento desta exposição fotográfica, irão estar expostos os trabalhos elaborados no âmbito do concurso “Rótulos para garrafas de vinho de Lagoa “ organizado pelo Município de Lagoa, que contou com a participação das escolas do nosso concelho em que o principal objetivo era a criação de um rótulo inovador, capaz de motivar e transmitir a qualidade vinícola do concelho.

Simultaneamente estão expostos no piso inferior os trabalhos dos participantes no concurso “Maios”, que retratam os tradicionais bonecos de pano, do tamanho dos humanos, que são colocados junto das casas das pessoas e que assumem contornos de critica social e politica que está presente desde a altura da ditadura.

Destaque ainda para o lançamento do livro “Guia das Praias do Algarve” do autor Nuno Campos Inácio, que ocorrerá em simultâneo com a inauguração da exposição no dia 13 de Maio pelas 16h00.

Modificado em sexta, 13 maio 2016 09:20

Os Nossos LugaresFreguesia de Ferragudo.

  • 1
  • 2
  • 3

Espaço CidadãoToda a Informação, Toda a Documentação

 

C.C.J. - Conselho Consultivo da Juventude

O Concelho Consultivo de Juventude é um organismo de auscultação, informação e consulta que funciona junto da Junta de Freguesia de Ferragudo.

É também objectivo deste conselho, dentro das suas competências, estudar e propor acções de dinamização juvenil, cultural e social, com o apoio da Junta de Freguesia e em colaboração com o associativismo local.

Acções essas que poderão ser dotadas financeiramente, desde que se revistam de caracter de utilidade para a população, e em que a Junta de Freguesia possa criar dotação específica.

Regulamento - C.C.J
 

FerragudoNet

A Junta de Freguesia de Ferragudo criou, em colaboração com a ANAFRE – Associação Nacional de Freguesias, através de um programa do Ministério da Ciência e da Tecnologia, um Posto Público de acesso à Internet.

O posto público de acesso à Internet entrou em funcionamento no dia 01 de Janeiro de 2003 tendo o protocolo terminado em 2006 com a ANAFRE pelo que o executivo da Junta de Freguesia entendeu estabelecer definitivamente um Posto Publico e Gratuito nos serviços da Junta de Freguesia, dotando o mesmo de novos equipamentos.

Poderão utilizar o posto público os cidadão residentes na Freguesia, maiores de 16 anos.

Regulamento - Ferragudonet

 

 

Ferragudo em Festa!

"Ferragudo em Festa!" é um acordo de parceria iniciado em 2003, entre a Junta de Freguesia de Ferragudo e as forças vivas da Vila com o objectivo de :

Criar e realizar um conjunto de iniciativas inovadoras e criativas de matriz sociocultural e sociodesportiva, de forma a se constituir como um verdadeiro cartaz turístico de Ferragudo, tido este como um pólo de atracção qualificada de visitantes e rampa de projecção da marca Ferragudo.

Congregar as actividades dispersas realizadas em período estival de matriz e origens diferenciadas, numa só iniciativa, diversificada e mais abrangente.

Realizar outras actividades conjuntas ou de iniciativa de cada um dos Parceiros, de forma a constituir um plano de actividades mínimo com determinados "pontos altos":

  • Dia da Liberdade
  • Dia Mundial da Criança
  • Festas de Verão (Julho a Agosto )
  • Magusto
  • Aniversário da Vila de Ferragudo
  • Animação Natalícia
 

Contactos Úteis

Centro de Saúde 282 461 361
Centro Apoio Idosos 282 461 680
Farmácia Oliveira Martins 282 461 232
Táxis Arade 967 238 506
Escola EB1 de Ferragudo 282 461 125
Escola EB23 Rio Arade do Parchal 282 405 000
Soc. Vencedora Recreativa Desportiva e Cultural Ferragudence 282 461 327
Associação Moradores Arade Ferragudo 282 461 177
ACD Ferragudo 282 460 340
ISN - Estação de Salva Vidas de Ferragudo 282 461 406
Creche " O Moinho" 282 480 200
Parque Campismo de Ferragudo ( CCL ) 282 461 121

 

 

Serviços Online

Disponibilização de documentos relativos a vários tipos de requisições, destinados a solicitar determinadas autorizações que são da competência desta freguesia.

Saiba Mais

Regulamentos

Regulamentos em vigor dos serviços da Junta de Freguesia de Ferragudo e Tabela de taxas aplicáveis referentes ao ano em curso.

Saiba Mais

 

A Sua Opinião ContaFerragudo Vila com Futuro

Prev Next
Susana Gonçalves Matos

Ferragudo é sem dúvida um local muito bom a todo o nível e com boa gente!

Susana Gonçalves Matos

Maria Marta Da Silva Santos

Vejo Ferragudo com um amplo horizonte de transformação pelo amor e dedicação que lhe é dispensado pelos que a governam, bem como pelos que de alguma forma contribuem para que esta terra seja tratada com o zelo que merece. Ferragudo hoje é meu sonho de consumo. De todos os lugares que conheço, esse é um dos cantinhos que mais amo!

Maria Marta Da Silva Santos

Luísa Correia

Adoro a Vila de Ferragudo! Grandes férias que aí passei na minha infância.

Luísa Correia